segunda-feira, abril 30, 2007

Classificações finais










O final da época vai-se aproximando e os campeonatos vão chegando ao seu final.
Cabe-nos agora fazer um pequeno comentário ao desempenho de cada escalão nos respectivos campeonatos.
Séniores: Esta equipa prometeu muito nos jogos de pré-época, mas um começo complicado com lesões e inscrições atrasadas por falta de exames médicos fez com que a equipa não se apresentasse ao seu melhor nível nos primeiros jogos. Com 3 derrotas nos 3 primeiros jogos a equipa começou a desacreditar e os bons resultados tardavam a aparecer. Com algum azar à mistura pois a equipa apesar de muitas vezes jogar melhor que o seu adversário falhava no capitulo da finalização acabando por perder muitos jogos pela margem minima. Os maus resultados viriam a ditar o meu abandono do comando técnico da equipa no final da 1ª jornada da 2ª volta com 11 jogos disputados a equipa estava na 9ª posição com 11 pontos ( 36 golos marcados e 39 golos sofridos). Após a minha saída a equipa atravessou o seu pior momento da época, perdendo o jogo em atraso com a Adrep e averbando ainda mais 4 derrotas seguidas, sofrendo 36 golos e marcando apenas 16. A 6 jornadas do fim a equipa finalmente despertou da sua letargia e até ao final do campeonato que aconteceu esta semana viria a ter o seu melhor desempenho da época, ganhando 5 dos 6 jogos que faltavam disputar, perdendo apenas nos segundos finais com os vizinhos da Branca num jogo em que mais uma vez não foi feliz, marcando 29 golos e sofrendo apenas 14. Foi pena que o despertar tenha acontecido já perto do final, pois esta equipa tinha tudo para discutir a subida de divisão, assim o 8º lugar final acaba por saber a pouco não traduzindo o real valor desta equipa.
Juvenis: O desempenho da nossa equipa Juvenil foi positivo embora a valia do seu plantel ambicionasse voos mais altos. Esta equipa nunca consegui o equilibrio necessário, alternando as suas exibições entre o bom e o sofrível. Tacticamente a sua postura em campo foi um equivoco permanente, o que foi disfarçando com a velocidade e a valia individual dos seus atletas. Num campeonato pobre e mal estruturado, a equipa discutiu na 1ª fase um dos 3 lugares que ditavam o apuramento para a fase final vindo a claudicar na ultima jornada, sendo ultrapassada pelo Barrô e pelo Veiros quedando-se pelo 5º lugar. Na 2ª fase integrada no grupo dos não apurados a equipa continuou a mostrar a sua intermitência, alternando as suas exibições entre o bom e o fraco, conseguindo em 11 jogos ( 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas ). Se as derrotas com o Veiros e o Lamas se podem aceitar dada a maior valia dos seus adversários, já a derrota com a equipa do Angeja que era sem desprimor uma das mais fracas deste campeonato mostra que realmente a equipa sofria uns apagões em alguns jogos que lhe viriam a ser fatais.
De qualquer forma o grupo era excelente constituído por jogadores quase todos de primeiro ano, alguns inclusivé ainda com idade de iniciados, o que deixa antever que esta equipa possa para a próxima época efectuar um campeonato bem melhor que o que agora termina.
Infantis: O que dizer dos nossos mais pequeninos. O inicio dos campeonatos logo em Outubro, não deixa grande margem de manobra a quem precisa de construir uma equipa: Iniciando os treinos em Setembro, existe a necessidade de fazer captação, assistir ao seu desempenho e seleccionar os mais aptos para construir a equipa. Depois à que efectuar os exames médicos, efectuar as inscrições e jogar. Tudo isto no espaço de 1 mês e com meia duzia de treinos. Lá conseguimos arranjar 6 atletas para iniciar o campeonato, continuando os outros a tratar de toda a burocracia necessária à sua inscrição ( tirar fotografias, bilhete de Identidade, efectuar os exames médicos necessários ( electrocardiograma, prova de esforço, rx torax, analises clinicas ) e aos poucos lá fomos tendo 7, 8 , 9 , 12, 20... e mais assim tivessemos tempo e espaço para todos. Aproveitamos para deixar aqui um apelo aos pais " se quer proporcionar ao seu filho a prática desportiva, dirija-se ao seu médico de familia, pediatra etc... e solicite a realização dos exames necessários à prática desportiva" isso facilita em muito a vida dos clubes para além de o deixar a si tranquilo quanto à despistagem de eventuais problemas fisicos que o seu filho possa padecer.
Quanto ao campeonato em si, os resultados aqui não são muito importantes embora todos apreciem o sabor das vitórias. A equipa está em formação tem aqui miudos que podem vir a dar bons jogadores de futsal, agora à que continuar a sua formação.